Se você é usuário da Fujifilm há algum tempo, conhece bem os problemas que temos com o aplicativo Cam Remote da FUJIFILM. Pois bem, a Fujifilm XH2s pode não precisar usá-lo em 2023. 

A Frame.IO está anunciando uma parceria com a Fujifilm para tornar a câmera capaz de transferir imagens para sua plataforma rapidamente. O Frame.IO, empresa do grupo Adobe, é uma “alternativa interessante de trabalhar na nuvem para os produtores de conteúdo”. Mas acredite, mesmo essa frase criando essa alternativa ainda é uma incógnita. E para isso, temos que entrar em uma pequena explicação.

No mundo do vídeo, o Frame.IO ajudou cineastas e equipes de vídeo a transferir arquivos por meio da nuvem. Durante anos, as equipes literalmente apenas enviavam seus discos rígidos uns aos outros porque era mais rápido. Mas a internet de alta velocidade vem melhorando bastante, então os arquivos puderam ser enviados. Assim, um profissional de 3D localizado em NY poderia trabalhar com uma equipe em Atlanta enviando arquivos para a nuvem e encurtando o caminho rapidamente. Ganho de produtividade!

Agora, isso está chegando à fotografia.

A vai trabalhar com o Frame.IO para enviar arquivos para a web sem problemas. Isso virá através de uma atualização do firmware da XH2s, onde um novo menu será desbloqueado.
Quando?
Ainda não sei!

Mas você poderá enviar arquivos RAW, TIFFs, JPEGs e HEIC. Além disso, também poderá enviar arquivos de vídeo. 

Quando forem enviados para o Frame.IO, os arquivos serão renderizados em tempo real. 

Tive uma informação sobre um arquivo RAW chegar em 20 segundos em uma demonstração feita pela Frame.IO.

Depois do envio, o Frame.IO é acessado por meio de seu celular, tablet ou computador. Pelo que ouvi, ele virá com mais integração ao Lightroom e ao Photoshop. Com isso, você poderá conectar o Lightroom de qualquer lugar do mundo e trabalhar em seus arquivos. Bem interessante.

Acho isso realmente incrível para os fotógrafos. Os fotojornalistas poderão entregar arquivos de uma forma mais rápida para suas redações. Isso também pode significar que as redações precisarão de muito mais editores de fotos para grandes espetáculos como as Olimpíadas, Copa do Mundo, Rock in Rio, Fórmula 1 e outros grandes eventos. Mais geração de empregos.
O mesmo também para os produtores de vídeo. E aqui adiciono o fato do 5G estar presente e trazer a velocidade necessária para transferir arquivos de vídeo em RAW, ProRes e F-Log.

Nesse ponto relacionado a arquivos de vídeo, coloco uma experiência própria.

Recentemente fiz parte da equipe mundial de produtores que criaram o clip de lançamento do MP Pro da APUTURE. Tínhamos menos de 36 horas para produzir os vídeos e entregar o arquivo final editado para ir ao ar no dia do lançamento. Tudo gravado em LOG por todos os filmmakers espalhados pelo mundo onde eu era um deles. Gente na China, no Japão, na Índia, no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha, na Inglaterra, na Argentina e no Brasil. Todos estavam gravando, entregando os cartões cheios enquanto outra equipe enviava os arquivos para nuvem. Se tivéssemos um sistema para enviar direto da câmera, eu acredito que poderia ser mais produtivo.
É só um hipótese mas… acredito que sim.

Claro, que essa possibilidade de ter uma transmissão sem fio rodando constantemente significa que a duração da bateria vai durar menos e isso é algo a se pensar.

Sinceramente, acho que existe muita coisa a se falar sobre essa novidade mas só depois de realmente ser uma prática. Isso interessante e inovador até porque, os próprios fabricantes de câmeras trabalham continuamente para deixar suas câmeras cada vez mais conectadas e com facilidade. Sendo assim, a integração com Adobe e Frame.IO é algo empolgante. Eu acredito que mais câmeras farão isso no futuro. 

É ver e usar pra crer!!!

Tagged , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *