A Canon Reino Unido e Irlanda e a CVP (Um dos principais fornecedores de soluções de vídeo profissional e de transmissão no Reino Unido e na Europa) anunciaram os vencedores do Canon Stories in Motion Young Filmmakers Awards. Este concurso foi lançado em janeiro deste ano (2023) e teve o objetivo de incentivar e promover a futura geração de criadores. No final de abril, a comissão de seleção elegeu os melhores filmes nas categorias Documentário, Videoclipe e Curta-Metragem.
A inscrição para a competição foi aberta apenas para residentes no Reino Unido com idades entre 18 e 25 anos. Além disso, os filmes enviados deveriam ter menos de cinco minutos de duração. Fora isso, todos os produtores eram bem-vindos para participar sem pagar absolutamente nada.
Segundo o comunicado de imprensa oficial da premiação, eles receberam um número enorme de inscrições, todas com muita qualidade. Imagino que não tenha sido uma tarefa fácil escolher quem levaria pra casa uma série de prêmios atraentes, incluindo uma Canon EOS C70 e RF 24-70 Lente F.2.8 L além de ter a experiência de acompanhar um cineasta premiado.
Quem estava no comitê de seleção do Canon Stories in Motion?
“Fizemos uma parceria com a CVP para estabelecer Stories in Motion para capacitar a próxima geração e fornecer uma plataforma para jovens artistas emergentes mostrarem suas perspectivas únicas e visões criativas.” – Graham Payne, Desenvolvedor de negócios de produtos, ITCG Marketing e gerenciamento de produtos na Canon Reino Unido e Irlanda.
Os organizadores dos prêmios convidaram vários profissionais da indústria para auxiliá-los na avaliação dos curtas-metragens. Entre eles estavam a embaixadora da Canon, autora e diretora de fotografia Elisa Iannacone; – fazendo uma pausa aqui; Elisa esteve nesses dias palestrando pela Canon em um evento da Maxxi Academy além de estar presente na Semana ABC deste ano. Além da Elisa, também participaram das avaliações a diretora de fotografia Tania Freimuth, cujos trabalhos estão sendo reproduzidos na Amazon Prime Video, BBC iPlayer e Sky; o gerente de marketing técnico da CVP, Jake Ratcliffe; e também um premiado cineasta, editor e colorista Ollie Kenchington. Os membros do comitê de seleção também anunciaram os vencedores durante a noite da cerimônia no Everyman Theatre Broadgate, em Londres.
Um dos premiados foi Daniel Simpkins com o melhor documentário.
Ele criou um micro curta-metragem sobre agricultura chamado “Farm Life”. Seu documentário dura cerca de 1,5 minutos. Pode parecer minimalista quanto a própria vida do protagonista, mas olhando de uma forma mais detalhada, cada quadro nesse curta é uma pequena maravilha cinematográfica.
O curta, feito por uma pequena equipe, também recebeu o “Grande Prêmio” da competição Canon Stories in Motion. Um bom exemplo de que nem sempre você precisa de um tópico complexo e formatos longos para contar uma história envolvente.
Veja esse curta abaixo:
Confira os demais premiados clicando aqui.