Com a Canon EOS R5 C agora na lista de câmeras aprovadas pela Netflix, acho que vale a pena saber o que isso significa para os cineastas e trago aqui um breve depoimento do Especialista de Produto da Canon Europa, Aron Randhawa, sobre essa aprovação NETFLIX.
A Canon EOS R5 C é a menor câmera Canon aprovada pela Netflix, mas oferece os mesmos recursos de filmagem profissional que você encontra em câmeras maiores - incluindo full-frame, 4K XF-AVC 4:2:2 gravação de 10 bits, ampla faixa dinâmica incluindo suporte para lentes anamórficas.
A Netflix tem sido pioneira na padronização de conteúdo 4K HDR de alta fidelidade para entretenimento doméstico. E suas regras específicas para avaliar a tecnologia de câmeras e pipelines de fluxo de trabalho garantem que o conteúdo original da Netflix produza consistentemente uma excelente qualidade de imagem e som. As câmeras aprovadas devem ter sido usadas por pelo menos 90% do tempo de execução do corte final – embora possa haver mais flexibilidade quando se trata de não-ficção.
A Netflix adicionou a Canon EOS R5 C à sua lista de câmeras aprovadas, o que significa que os cineastas de qualquer gênero, documentário, drama e reality shows, agora podem usar a menor câmera Full-frame Cinema EOS da Canon como câmera principal ou segunda câmera para produções originais da Netflix.
A EOS R5 C pode ser usada juntamente com a Canon EOS C500 Mark II full-frame, que obteve a aprovação da Netflix logo após seu lançamento, ou a EOS C300 Mark III e a EOS C70 – duas potências cinematográficas que compartilham a mesma tecnologia de sensor DGO e também estão na lista de aprovados da Netflix.
“Receber o selo de aprovação da Netflix para todas essas câmeras Cinema EOS é resultado da busca contínua da Canon em desenvolver tecnologia de imagem de ponta sem concessões, independentemente de ser para nível básico ou avançado“, diz Aron Randhawa, Especialista de Produto da Canon Europa.
A EOS R5 C continua a trabalhar nas atualizações de firmware com foco na filmagem. Adições recentes incluíram autofoco de rastreamento de assunto aprimorado, uma função de teleconversor digital para ampliação de até 3x e suporte de lente expandido – cada um dos quais oferece novos níveis de flexibilidade para as produções originais da Netflix.
Requisitos para ser uma câmera aprovada pela NETFLIX
A especificação técnica mínima para uma câmera aprovada pela Netflix é um verdadeiro sensor 4K UHD, uma referência que a Canon EOS C500 Mark II mais do que atende graças ao seu sensor CMOS full-frame 5.9K desenvolvido pela Canon, enquanto a EOS C300 Mark III, a EOS A R5 C e a EOS C70 podem gravar Full 4K até impressionantes 120p. No entanto, há uma série de outros requisitos de captura e câmera.
A Netflix é um dos principais fornecedores de conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR), portanto, a capacidade de fornecer um arquivo apropriado para pós-produção em HDR é importante. A EOS R5 C oferece faixa dinâmica estendida com Canon Log 3 ao gravar no formato XF-AVC 4:2:2 de 10 bits da Canon.
Graças ao inovador sensor Super 35mm DGO, a EOS C300 Mark III e a EOS C70 têm uma faixa dinâmica de mais de 16 stops, enquanto a EOS C500 Mark II full-frame tem mais de 15 stops. A EOS R5 C, EOS C70, EOS C500 Mark II e EOS C300 Mark III também têm a opção de gravar no formato Cinema RAW Light ou XF-AVC, produzindo imagens que podem ser colocadas com tranquilidade em um fluxo de trabalho HDR, seja em PQ ou HLG.
Outros requisitos de captura especificados pela Netflix incluem uma taxa de dados mínima de 240 Mbps a 23,98 fps e um mínimo de processamento de cores de 10 bits. A Canon EOS R5 C, EOS C500 Mark II e EOS C300 Mark III atingem 810 Mbps ao filmar XF-AVC, enquanto a EOS C70 oferece 600 Mbps. Filmando em Cinema RAW Light, a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III podem atingir 2,1 Gbps e 1 Gbps, respectivamente, em resolução total de 25p, e ambas também oferecem processamento de 10 bits ou 12 bits, dependendo se você está gravando em 25p ou 50p.
“Muitas vezes, as especificações da câmera sozinhas não podem ilustrar a verdadeira riqueza e detalhes de uma imagem produzida por uma câmera de cinema profissional“, acrescenta Aron. “Portanto, é gratificante ouvir da Netflix que aprovou o uso de câmeras Canon Cinema EOS para suas produções ao avaliar esses detalhes intrincados de nossos designs de câmeras.“