Não é você. Os telefones são projetados para serem viciantes.
Existem elementos de design que tornam os smartphones difíceis de largar.

Acho que você vai concordar comigo: os smartphones são realmente difíceis de largar. 

O “PIN” das notificações, as bolinhas vermelhas  nos aplicativos e os feeds intermináveis das redes sociais ​​criam a complexidade perfeita para as distrações. Esses pequenos detalhes nos mantêm constantemente envolvidos com nosso smartphones. E esse é o ponto.

Não somente os aplicativos mas também os dispositivos, foram cuidadosamente projetados para prender nossa atenção pelo maior tempo possível. Mas será que esses designs estão tornando nossas vidas melhores?

O ex-ético de design do Google, Tristan Harris, que recentemente cofundou o Center for Humane Technology, levanta essa questão. Ele se tornou um dos críticos mais sinceros de como os dispositivos são feitos intencionalmente para prender os usuários ao custo de seu tempo e conforto. Alguns de seus designs alternativos ilustram como poderia ser um ecossistema de aplicativo diferente – onde a saúde e o tempo são priorizados em relação ao engajamento constante.

Da minha parte, eu tenho tentado (veja.. tenho tentado) mudar meu hábitos de consumo do meu smartphone. Algumas coisas já mudei como por exemplo não usar o smartphone nas horas onde me alimento (almoço e janta). E durmo com ele bem longe de mim. Agora estou trabalhando para reduzir as vezes que verifico as notificações (veja… estou trabalhando). Confesso que não é fácil!

Dá uma olhada nesse vídeo produzido pela VOX e tire suas próprias conclusões.

Tagged , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.